O que é um Receptor IPTV ?

O que é um Receptor IPTV ?

Receptor IPTV, é aquele tipo de receptor que capta os canais de tv através de um sintonizador de tv via satélite ou de tv a cabo e que também pode ser ligado à internet para receber conteúdos vis streaming. O Receptor IPTV usa um firmware proprietário (desenvolvido pela marca que o produz) para controlar toda a sua interface (que é a tela personalizada do receptor por onde o usuário escolhe os canais, configura o receptor e demais funções do aparelho), inclusive a função IPTV, bem como o conteúdo que é oferecido via streaming geralmente é oferecido pela marca que o está comercializando que tem um servidor de conteúdo para o Receptor IPTV desta marca. Há raros casos em que o receptor oferece firmware desenvolvido em Android. O receptor IPTV é um receptor proibido de comercialização no Brasil, ou seja, não é homologado para venda no Brasil pois por conter um sintonizador de tv (tuner) ele é classificado como produto de telecomunicações, este tipo de produto necessita de homologação para poder ser comercializado no Brasil e por fim é considerado um receptor para tv pirata.

 

 

 

– TV Box – é na realidade um pequeno computador que em muitos casos tem o formato parecido com o de um receptor de tv, ele é fabricado para ser ligado diretamente à internet para realizar suas diversas funções semelhantes às de um smartphone ou tablet e não tem entrada para nenhum tipo de antena de tv, ou seja, não tem um sintonizador para sinal de satélite ou cabo. O software principal do TV Box é na maioria das vezes o sistema Android e é possível instalar os mesmos aplicativos Android disponíveis para celulares e tablets. O TV Box é excelente para transformar qualquer televisão em Smart TV pois possibilita uma gama de utilizações para o aparelho de acordo com a necessidade de criatividade do usuário.

 

 

HTV – Há marcas de receptores piratas que modificam o TV Box instalando softwares para a captação de canais via streaming de internet (IPTV) e listas de canais da tv paga para captação via internet, claro, sem autorização dos detentores de direitos destes canais. Por se tratar de um microcomputador Android e não de um receptor de tv não homologado, não há proibição de venda destes aparelhos no Brasil e eu não sei de nenhum tipo de legislação específica que proíba a captação de streaming de canais pagos via IPTV, mas quem usa para este fim sabe muito bem que se trata de pirataria da tv paga, não é mesmo? O HTV é uma marca e um exemplo deste tipo de modificação feita em aparelhos do tipo TV Box com o objetivo exclusivo de usa-lo para a pirataria da tv por assinatura. Como no caso do receptor IPTV, a marca que faz a modificação do TV Box (inclusive modificação estética) também é proprietária de um servidor de streaming que só funciona no TV Box modificado da marca e 90% do preço de aquisição do aparelho é na realidade a compra do direito de acessar aquele servidor IPTV da marca que entrega o conteúdo com uma maior qualidade e fluidez de imagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *