O que é e como funciona HTV Box IPTV

Você sabe o que é um HTV Box? E o que é a IPTV?

HTV BOXExiste uma tecnologia que permite que sinais de TV digital sejam transmitidos com alta qualidade através da internet. Receptores com essa tecnologia podem levar para a sua casa uma série de canais de televisão, sem se utilizar de fios ou cabos, e sem exigir também nenhum pagamento de mensalidade ou assinatura.

Esses receptores funcionam com o sistema operacional Android, o mesmo de um smartphone, e conectados à sua TV vão fazer com que ela se transforme, ou tenha as funções de uma Smart TV. Você poderá acessar o Facebook ou o YouTube na sua TV, além de inúmeros outros aplicativos que você poderá baixar para personalizar a sua experiência.

Se você nunca ouvir falar sobre isso, continue lendo esse artigo, que vamos contar o que é, como funciona, e como você pode ter um HTV Box IPTV na sua casa.

O que é  IPTV?

IPTV é a sigla utilizada para “Internet Protocol Television” em inglês, ou traduzindo para o português, “Televisão por Protocolo de Internet”. O IPTV é uma tecnologia que foi criada para a transmissão de sinais de televisão para aparelhos digitais de TV, utilizando como meio de transporte desse conteúdo a internet, ou o IP, que é a sigla para “Internet Protocol” em inglês, ou “Protocolo de Internet” em português.

Simplificando, a tecnologia IPTV nada mais é do que uma forma de transmissão de sinais de TV, assim como é feito seja por antena, por satélite ou por cabo, só que ao invés de se uitlizar desses meios, utiliza apenas a própria internet para a transmissão desses mesmos sinais. É uma junção da transmissão de TV com a internet de banda larga, ou a internet banda larga transmitindo sinais de TV digital.

O IPTV é, portanto, uma forma de transmitir sinais de TV através da internet.

HTV Box e Smart TV

A principal função do HTV Box é prover sinal de canais de TV via internet, mas com o HTV Box IPTV conectado à sua TV, você também passa a poder usá-la com as mesmas funções de uma Smart TV. Uma Smart TV, que também é conhecida como TV Híbrida ou simplesmente TV conectada é, de uma forma simplificada, uma TV que está conectada à internet.

Através do HTV Box, que funciona com o sistema operacional Android, você pode navegar em diversos serviços da internet pela sua TV. O aparelho já vem com alguns aplicativos instalados de fábrica, como o Netflix e o YouTube, mas você poderá também baixar mais aplicativos para utilizar, da mesma forma como é feito com um smartphone.

Assistir sua série favorita da Netflix em sua tela de TV de 46 polegadas era impossível, porque ela não era smart? Com um HTV Box aliado à sua TV você poderá fazer isso, sem ter que comprar uma nova e caríssima TV.

O que é e como funciona HTV Box IPTV

HTV BOX 3O HTV Box IPTV é um receptor Android de TV inteligente, que recebe mais de 130 canais digitais de TV, utilizando pra isso apenas a internet de banda larga. Não é necessário nenhuma taxa ou mensalidade para o acesso aos canais, pois são todos transmitidos de forma totalmente gratuita. É necessário apenas ter o aparelho e uma conexão com a internet.

O receptor HTV é um receptor de sinais IPTV, via internet, e por isso não necessita de nenhum cabo ou antena para receber seu sinal. Ele é também compacto, cabe na mão, e pode ser levado pra onde você for, pois irá funcionar em qualquer lugar onde haja o acesso à banda larga.

Ele pode ser conectado à sua TV, que ganhará com isso as funções de uma Smart TV, além do acesso aos canais que estão atualmente disponíveis . Você poderá acessar gratuitamente toda a programação desses canais, além de gravar os seus programas preferidos por um aplicativo para Android que já vem previamente instalado no aparelho.

O HTV Box IPTV, que funciona com o sistema Android, vem com uma série de aplicativos pré instalados, mas você poderá instalar seus próprios aplicativos, como em qualquer sistema Android, como por exemplo, o do seu Smartphone. Outros aplicativos pré instalados incluem os aplicativos dos canais disponíveis e dos filmes on demand. As atualizações do sistema Android no HTV Box IPTV são todas automáticas, realizadas sem complicações.

O HTV Box IPTV pode transformar sua TV em Smart, e essa é, além da programação de TV, uma de suas principais funções, o que significa que você poderá acessar a internet através dela, bem como utilizar os serviços online como o Facebook, Netflix e YouTube.

Os canais, que são atualmente mais de 130 e todos gratuitos, contam com 90 desses canais em HD, incluindo também canais de conteúdo adulto.

HTV Box é bom?

Um equipamento que transforma sua TV em Smart TV, e te dá acesso à uma TV Digital via internet com alta qualidade, e que tem mais de 130 canais totalmente gratuitos, parece bom demais pra ser verdade, mas é realmente verdade nesse caso.

Porém, nem todo mundo poderá desfrutar totalmente de um equipamento desse tipo, porque sendo a transmissão dos canais realizada via internet, o HTV Box vai demandar uma internet banda larga de alta velocidade. Além do custo dessa internet, alguns locais nem mesmo disponibilizam altas velocidades para seus clientes, então é fundamental que você avalie primeiro se a sua internet vai permitir que você utilize o equipamento plenamente.

A velocidade mínima pra se utilizar um HTV Box é de 3Mbps, mas com essa velocidade você ainda vai encontrar algumas dificuldades na transmissão. Se a sua internet tem velocidade menor que 10Mbps, vale a pena checar como você assiste a filmes e séries via Netflix, se você possui uma conta, ou buscar vídeos de alta qualidade no YouTube e ver como a transmissão se comporta, antes de investir em um HTV Box.

Mas cuidado com produtos similares, que somente prometem o mesmo que os HTV Box prometem, e cumprem. Existem modelos de TV Box sendo vendidos por menos de 200 Reais em diversas lojas na internet, inclusive aquelas mais conhecidas como Americanas e Submarino, enquanto o HTV Box já é mais difícil de encontrar, e é muito mais caro. Não se deixe seduzir pelos valores baixos, pois esses baixos preços podem sair caro, pois dificilmente conseguirá o que deseja com um equipamento com esse orçamento.

HTV Box: Onde comprar?

Atualmente já se pode comprar um HTV Box em praticamente qualquer loja de eletrônicos, principalmente pela internet. Esse tipo de equipamento está disponível até mesmo em lojas como Americanas e Submarino, mas cuidado com as marcas, e também os preços. Existem aparelhos similares com o nome de TV Box, entre outros, que saem por menos de 200 reais nessas lojas, mas estão bem atrás de um HTV Box, e infelizmente você pode ficar frustrado na hora de manejar o aparelho e assistir seu conteúdo.

O HTV Box custa cerca de 900 Reais quando encontrado nessas lojas mais famosas, mas pode ser encontrado através do Mercado Livre também, a partir de 600 Reais. Existem os modelos HTV Box 3 e HTV Box 5, que possuem algumas diferenças entre eles, diferenças essas  que parecem pequenas, mas podem ser bastante úteis para aqueles que querem o máximo de resolução de vídeo na hora de assistir a uma programação.

Entre o HTV Box 3 e o HTV Box 5 existe também a diferença de que a mais nova geração desses receptores possui uma maior velocidade na decodificação de vídeo, e utiliza para isso uma banda consideravelmente menor de internet. Isso pode ser útil tanto para aqueles que possuem dados limitados em suas contas de internet, quanto para aqueles que possuem uma internet com baixa velocidade. As diferenças de hardware e sistema entre essas duas gerações podem não parecer úteis para alguns, mas vão ser consideravelmente desejáveis, principalmente nesses dois casos, de dados limitados e de internet com velocidade mais baixa, principalmente.

Pra resumir, pesquise bastante pela internet, escolha com cuidado onde comprar, se é confiável, deixe de lado aparelhos muito baratos e procure apenas por um HTV Box 3 ou 5 por um preço que seja razoável. Um HTV Box 3 por 700 Reais é o que você vai encontrar de mais comum entre as inúmeras ofertas.

Receptor HTV Box 3

HTV BOX 3O HTV Box 3 é um receptor Android de TV digital via internet, sem cabos ou fios, que te dá acesso a mais de 130 canais, sendo cerca de 40 com qualidade HD. Conectado à sua TV, ela ganha funções de Smart TV, e você não precisa pagar nenhuma mensalidade para ter acesso aos canais.

O Receptor HTV Box 3 é uma geração de aparelhos HTV Box IPTV, e conta com todas as funções mencionadas no decorrer desse artigo. A geração seguinte possue pequenas melhorias, bem específicas, que vale a pena checar para ver se a diferença de valores entre as gerações compensam especificamente para o seu caso.

Especificações técnicas do HTV Box 3:

  • Sistema Operacional Android 4.4
  • Processador ARM Cortex Quad Core 1.5GHz
  • Gráficos Quad Core ARM Mali 450 Full HD 1080p 600MHz
  • WiFi e Lan internos
  • Saída de vídeo HDMI e 2 portas USB

 

 

 

 

 

Receptor HTV Box 5

HTV Box 5O HTV Box 5 é um receptor Android de TV digital via internet, sem cabos ou fios, que te dá acesso a mais de 130 canais, sendo cerca de 40 com qualidade HD. Conectado à sua TV, ela ganha funções de Smart TV, e você não precisa pagar nenhuma mensalidade para ter acesso aos canais.

O HTV Box 5 é a mais nova geração de receptores HTV, e possui algumas melhorias de hardware, bem como algumas funções extras, além das que existem no HTV Box 3, como uma maior qualidade de imagem, e um menor consumo de banda de internet para transmitir os sinais. Ele tem também a função karaokê, bluetooth, e opções de resolução 4k.

Especificações técnicas do HTV Box 5:

  • Sistema Operacional Android 5.1
  • Processador ARM Cortex Quad Core A53 2GHz
  • Gráficos 5 Core ARM Mali 450
  • WiFi, Bluetooth e Lan internos
  • Saída de vídeo HDMI e 2 portas USB

Conclusão

O HTV Box IPTV é um receptor digital de canais de TV via internet, que te dá acesso a inúmeros canais, como os de TV por assinatura via cabo ou satélite, com a diferença de que, com esse aparelho, você não precisa pagar mensalidades para assisti-los.

O aparelho não é barato, pois ele custa de 600 a 900 Reais, dependendo do modelo e de onde você for comprar, mas é um valor único que você investe, enquanto pagar por um serviço de TV por assinatura vai exigir o pagamento de mensalidades, às vezes bem altas, por isso o valor acaba compensando depois de apenas alguns meses sem pagar uma mensalidade de TV, substituindo-a por um desses aparelhos.

Outra vantagem é que, caso você não tenha uma Smart TV, ou seja, uma TV com acesso à internet, o HTV Box também vai fazer com que a sua TV desconectada passe a ter acesso à internet, com uma série de aplicativos disponíveis para utilizar, que já vem instalados no aparelho ou que você poderá baixar através dele, compatíveis com o sistema operacional Android.

O maior problema do HTV Box é que, por ser uma TV digital via internet, ele vai utilizar a largura de banda do seu provedor de internet, velocidade essa que se for menor do que 3Mbps, vai se tornar impossível assistir os canais, e é mesmo recomendável que a velocidade de sua internet seja bem maior do que este mínimo, pra que você possa desfrutar da qualidade do HTV Box sem nenhum problema. Funciona perfeitamente bem com servidor cardsharing também.