Marketing Digital: conheça os 4 Ps base

Entenda e incorpore o conceito dos 4 Ps do Marketing Digital para o sucesso de seu negócio!

Entenda e incorpore o conceito dos 4 Ps do Marketing Digital para o sucesso de seu negócio!

Trabalhar com sua marca na internet pode ser bastante desafiador. O mercado digital passa por constantes transformações, e para estar no páreo e conquistar espaço e visibilidade é fundamental fazer investimentos em boas estratégias de Marketing Digital.

Você pode contar com a ajuda de agências especializadas no assunto para cuidar do andamento de seu negócio. Mas inclusive o processo de contratação destes serviços exige que se saiba alguns conceitos-chave do marketing e a importância dos mesmos.

Pensando nisso, preparamos este artigo para falar dos primordiais e principais 4 Ps do marketing digital, trazendo não só a conceituação, como também a relevância de cada um deles no crescimento e sucesso de sua empresa. Confira!

1. Produto

O primeiro P que vamos falar é o P de Produto, mas ele engloba também os serviços que uma marca pode oferecer.

Conhecer e entender tudo sobre o produto/serviço que sua empresa vende aos consumidores é fundamental para otimizar o processo de oferta e potencializar os resultados de campanha e os retornos sobre investimento.

É só através deste entendimento que você conseguirá melhorar, aperfeiçoar e personalizar o que estará ofertando e entregando aos seus clientes. Então, não deixe de dedicar muita atenção a esta primeira etapa.

2. Preço

Você já conheceu e entendeu os potenciais e diferenciais de seu produto? Então é hora de falarmos do segundo P, o P de Preço.

O preço é o valor pelo qual sua empresa irá cobrar aquilo que ela oferece aos clientes, independente de ser um serviço ou mercadoria.

Para determinar o preço, é essencial saber não só o valor monetário, como também o valor da marca e de todo o processo envolvido até chegar ao consumidor final. Assim, o preço cobrado se torna condizente e justo tanto para quem vende quanto para quem compra.

3. Praça

Ao falarmos em praça, automaticamente pensamos em um local público e com pessoas, certo? Pois o P de Praça tem um conceito não muito diferente disso.

A praça é onde seu produto/serviço será ofertado e comercializado. Pode ser em uma loja física ou em um e-commerce, ou pode ser em um shopping ou loja de rua.

A definição de praça serve, dentre outras coisas, para que você entenda melhor o perfil de seu público consumidor: onde mora, locais que frequenta, como acessa sua loja. Isso é crucial para otimizar e personalizar a experiência dele com sua marca como um todo.

4. Promoção

O conceito do P de Promoção se difere da ideia exclusiva de oferta ou desconto. Este P é sobre o próprio marketing do produto/serviço e de que maneira eles serão promovidos e ofertados: por quais vias, para quais públicos e com quais mensagens.

A promoção engloba todas as etapas e Ps apresentados acima, pois para que a promoção obtenha resultados positivos, você precisa já ter o entendimento sobre o que sua marca oferta, por onde oferta e quem é o cliente.

Tendo conhecimento disto, você conseguirá planejar melhor suas campanhas de marketing e trabalhará na divulgação e promoção de forma mais promissora, eficiente e objetiva, colhendo, assim, ótimos frutos.

E os chamados 8 Ps?

No processo de transformação das relações de consumo, em que o marketing tradicional se ramificou e deu origem ao marketing digital, outros 4 Ps foram agregados. Eles são: Processo, Posicionamento, Pessoas e Produtividade.

Porém, se você adentrar no conceito dos 8 Ps do marketing, verá que todos estão atrelados e interligados entre si. O importante é que você deu o passo inicial conhecendo os 4 Ps apresentados neste artigo, pois eles são o pontapé inicial do sucesso de seu negócio.

Esperamos que a partir desta leitura tenha ficado mais fácil redirecionar suas campanhas de marketing ou mesmo contratar uma agência para gerí-las!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *